sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Quando falha as TIC

Na semana passada, estava quase a começar uma aula de sensibilização de substâncias psicoactivas e falhou o projector de vídeo e toda a aula estava baseada numa apresentação em power point e outras ferramentas. Foi-me necessário durante a actividade inicial reestruturar mentalmente a aula de forma a que os meus alunos não se apercebessem que algo falhou????? E quando falham as tic? Há vida para além das TIC?????

3 comentários:

  1. Olá. utilizo as TIC todos os dias.Na minha opinião são uma mais valia. Mas tenho uma regra: Nunca se pode confiar nas TIC (e depender delas). Por isso, quando planifico as aulas com TIC, penso sempre no plano B. Há vida para além das TIC? Tem de haver sempre, porque o mais importante é aquilo que queremos transmitir (com Tic ou sem).

    ResponderEliminar
  2. Olá! Curiosamente aconteceu-me um caso parecido.
    Realizei uma actividade para a disciplina de Aplicações Informáticas B, 12º ano: uma webquest, no frontpage. Esta actividade estava guardada no meu portátil e no dia da aula não tinha nem bateria nem carregador.
    Mas fui salva pelas TIC! Como era hábito, todas as actividades que preparo são colocadas na plataforma Moodle.
    Florbela Ribeiro

    ResponderEliminar
  3. Na minha perspectiva ... sim! Há vida além das TIC ... e ainda bem!
    Quando as TIC falham e tudo falha não há nada como discutir com os alunos acerca de um tema relevante para eles, para nós. Nada como começar com uma boa pergunta.
    Os alunos estão cheios de boas perguntas que evitam colocar na sala de aula por acharem que não é o local adequado para o fazerem.

    ResponderEliminar