domingo, 21 de novembro de 2010

Klein, M. F. (1985) - Curriculum Design

“The designs available for use in curriculum development must evolve as new demands are placed upon the schools. Older patterns of curriculum design must be improved and new ones must be developed as knowledge, societies, and students change. Curriculum design must not be perceived as, nor allowed to became, static and unchanging. Creativity and adaptability must be essential characteristics of existing and evolving patterns of curriculum design.”

Klein, M.F. (1985)

Creio que esta é a grande questão que Klein nos coloca com este texto – a flexibilidade e adaptabilidade que os currículos devem ter. Todavia assistimos ao inverso, apesar de nas nossas escolas existirem cada vez mais quadros interactivos, projectores de vídeo, computadores em todas as salas, wi-fi espalhado pela escola, as aulas continuam a decorrer em função dos objectivos que os professores estabeleceram e não em função das competências que os alunos têm de alcançar. São sistematicamente desrespeitadas regras de desenvolvimento curricular, onde as taxonomias que são trabalhadas são as de nível mais inferior e as de nível superior, o aluno tem de as conseguir trabalhar “á revelia” dos objectivos programados das aulas. E, a famosa, integração das tic no currículo é meramente instrumental ou metodológica e não estrutural e determinante.

Mais leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário